sexta-feira, setembro 29, 2006

L'ailurofobia, cioè avevano paura dei gatti

Ontem, acabei o dia mesmo desanimado. Estava já desejando chegar a casa. A gata está novamente doente, os esforços para a sua recuperação, não deram os resultados esperados, enfm... Fiquei frio, distante e apreensivo de início. Como sempre, quando fiquei sozinho, senti verdadeiro desalento. A gata é responsabilidade minha, mas vive com a minha mãe; desatinos de menino mimado e querido da mamã. São companheiras as duas, até na doença. A minha mãe comporta-se com a bicha como se as duas fossem irmãs solteironas resignadas a viver juntas.
Em casa e depois do desabafo, pensei nesta música: http://dx.cixi.gov.cn./music/raindrops.mp3

No antigo Egipto os gatos eram criaturas adoradas. A deusa Bastet, figura antropormófica com cabeça de gato e corpo de mulher, era adorada como deusa da fertilidade, além de protetora das mulheres grávidas. Também tinha o poder sobre os eclipses solares. O seu centro de culto estava na cidade de Bubastis, na região oriental do Delta do Nilo. Nos seus templos foram criados gatos que eram considerados como encarnação da deusa e que eram por essa razão tratados da melhor maneira possível. Quando estes animais morriam eram mumificados, sendo enterrados em locais reservados.

quinta-feira, setembro 28, 2006

O primeiro


Poderia deixar escorrer todos os intentos que me levaram a criar o blog e para que serve, a sua missão. No entanto, não consigo deixar de pensar que talvez o impulso de o criar tenha derivado de um outro blog. Uma amiga minha está a trabalhar na China, e, finalmente, pode publicar o seu www.china-em-reportagem.blogspot.com. Queria comentar um post seu, louvá-lo. Gostei tanto que quis que se soubesse. Que a minha amiga soubesse, queria tornar público o reconhecimento, que é mais do que a amizade que tenho por ela. Esse reconhecimento é também identificação e júbilo por aquilo que ela escreveu. E assim : " Mª João, gostei tanto do teu texto! " .

久旱逢甘雨 他鄉遇故知

“Como a chuva é esperada por longa estiagem, um amigo é esperado numa terra estrangeira”. Não há alegria maior do que encontrar um amigo fora da terra-natal." - Confúcio